• 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
CAPACIDADES E QUALIDADES MOTORA
Olá pessoal, Sejam bem vindos a nosso fórum de debates sobre temas relacionados ao treinamento desportivo, nas áreas do Fitness e Esporte de rendimento, Esporte Escolar, Esporte Recreacional entre outros. 

A ideia desta plataforma é conversarmos sobre temas importantes da nossa área, sem ter a idéia do esgotamento total o que seria impossível. O que nos cabe aqui, é nos mantermos informados sobre conteúdos importantes para a nossa prática. 

Por outro lado, o fórum não tem o objetivo de simplesmente contrapor os conceitos expostos na literatura, mas sim, de estimular reflexões sobre os mesmo, sempre buscando  relacionar a teoria com o campo prático que é onde se encontra o nosso fenômeno/problemas/dúvidas...

Sendo assim, proponho que sempre que intervirmos, que sejamos claros e objetivos nas nossas exposições para não tornar o fórum cansativo e sim ser motivante estar nesta plataforma se atualizando.

Proponho neste inicio uma discussão sobre o tema:

CAPACIDADES E QUALIDADES MOTORAS
  • Conceitos
  • Classificação
  • Relacionamento com a prática
  Responder
Oi professor... parabéns pela iniciativa de promover discussões na nossa área.

Como poderemos iniciar a discussão?
  Responder
show!!
  Responder
Classificaria de uma forma bem direta , capacidade motora já é pré estabelecido, por exemplo: resistência , potência, força e qualidade seria uma forma de avaliar essa capacidade. Qual seria a qualidade da minha resistência anaeróbia ? Por tanto a qualidade serve para mensurar ou classificar a capacidade . Seria esse o raciocínio?! Feito isso então eu começaria a prescrever meu treinamento buscando melhorar a qualidade da capacidade determinante para a modalidade de meu atleta
  Responder
(08-11-2017, 06:41 PM)Felipe Felippelli Escreveu: Classificaria de uma forma bem direta , capacidade motora já é pré estabelecido, por exemplo: resistência , potência, força e qualidade seria uma forma de avaliar essa capacidade. Qual seria a qualidade da minha resistência anaeróbia ?  Por tanto a qualidade serve para mensurar ou classificar a capacidade . Seria esse o raciocínio?! Feito isso então eu começaria a prescrever meu treinamento buscando melhorar a  qualidade da capacidade determinante para a modalidade de meu atleta

Comunidade Sport Training - Bom Dia..

Capacidade  Motora : 
Podemos conceituar como sendo um atributo do organismo humano que é treinável. Apresenta sua herança genética, mas pode ser desenvolvida e aperfeiçoada em diferentes níveis na prática esportiva. 

A discussão tem na sua justificativa, buscar um entendimento que possa pautar o treinador esportivo de uma linha de raciocínio e de tomada de decisões para prescrever cada vez melhor o treino de seus subordinados.  

Portanto: longe de fechar a questão, mas sim dando inicio a um caminho moderno no que diz respeito a compreensão dos conceitos tradicionais sobre capacidades motoras. 

Nesta nova linha de pensamento, Capacidade Motora,  trata-se, da capacidade de movimento do ser humano, ela é única e nomeada de força muscular, a partir dai, surgem as qualidades motoras que são Coordenação, Velocidade e Flexibilidade, essas qualificam a ação da força realizada pelo indivíduo em qualquer circustância de movimento corporal da vida. 

A Resistência é o direcionador fisiológico das qualidades e capacidades motoras, se constituindo como capacidade fisiológica e não motora. Neste caso, a Resistência pode ser aeróbia ou anaeróbia alática e lática.  

Para não se estender, percebe-se que neste raciocínio a capacidade motora é força. Portanto, credenciamos a força pela qualidade motora por exemplo no nado sincronizado pela coordenação como preferencial, na corrida de 100m a velocidade como preferencial e assim por diante. 

Na sequência continuamos a discussão, falando do que muda na metodologia do treino com este raciocínio. 

Sucesso a todos.     

Responder
(08-11-2017, 06:41 PM)Felipe Felippelli Escreveu: Classificaria de uma forma bem direta , capacidade motora já é pré estabelecido, por exemplo: resistência , potência, força e qualidade seria uma forma de avaliar essa capacidade. Qual seria a qualidade da minha resistência anaeróbia ?  Por tanto a qualidade serve para mensurar ou classificar a capacidade . Seria esse o raciocínio? Feito isso então eu começaria a prescrever meu treinamento buscando melhorar a  qualidade da capacidade determinante para a modalidade de meu atleta.

Prof. Felipe. Iniciamos abaixo a discussão. O seu raciocínio caminha bem, com ressalva, pois a resistência é uma capacidade fisiológica a potência é um resultado da velocidade. Você mesmo colocou acima resistência anaeróbia, aqui você esta falando de funcional. Capacidade motora origina no Sistema nervoso central. Compreende amigo. 

Penso que iniciamos de forma espetacular esta discussão, e nas próximas intervenções vai clareando cada vez mais.  

SUCESSO. 
ACG
  Responder

Saltar Fórum:

usuários a ver este tópico: 1 Visitante(s)